Categorias: Destaque 1

Grupo Kala, do Peru, estuda instalação de fábrica de EPIs na ZPE de Rio Branco 366p4t

Por
Da redação ac24horas

O Grupo Kala, empresa peruana com 38 anos de atuação e sede em Arequipa, estuda instalar uma fábrica de equipamentos de proteção individual (EPIs) na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Rio Branco. A proposta faz parte do plano de expansão da empresa, que também quer ampliar a oferta de serviços de transporte e logística entre o Peru e o Brasil. 1n4q26


Nesta terça-feira, 27, representantes da empresa estiveram em Rio Branco, onde se reuniram com equipes da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), da Agência de Negócios do Acre (Anac) e da Associação da ZPE (Azpe). Eles detalharam como operam no comércio exterior e explicaram os planos para a nova unidade.


Foto: Reprodução

“Eles estão na cidade que tem o Porto de Matarani, que está próximo de Chancay, e têm interesse de se instalar efetivamente na ZPE, montar uma fábrica e começar a produzir produtos para fornecer para toda a Região Norte do país. Com esse objetivo, devem permanecer em Rio Branco por mais um dia, quando vão fazer uma visita à ZPE, para definição de local e outras providências à realização do projeto. Mais uma ação de atração de investimentos, em que a nossa presidente Waleska Bezerra tem trabalhado bastante e de que estamos começando a colher frutos”, disse Jaurícia Ferreira, diretora de Planejamento da Anac.


Além da fábrica, o Grupo Kala quer fortalecer a integração logística entre Acre e Peru, usando o Porto de Matarani como rota para exportação. O secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita, ressalta a necessidade de estratégias para encurtar o tempo e os custos no transporte de grãos, como soja e milho, que atualmente pode levar até seis dias do Peru a Rondônia.


 


Foto: reprodução/Anac

“O interesse nosso é discutir a concepção de uma proposta para que possam nos mostrar os custos e as condições de transportar um produto, seja acabado ou commodity, saindo do Acre e chegando no Matarani. Ficou o desafio de a empresa trazer essa proposta, subsidiando outros estudos que vão desenvolver com a Seict e a Anac, para fortalecer essa integração e dar uma opção para o empreendedor brasileiro que queira exportar pelo Acre”, afirmou.


O Grupo Kala já atua em cidades acreanas como Brasileia e Assis Brasil, além de atender a Indústria Dom Porquito. Para Fernando Farfán, diretor da empresa, a visita a Rio Branco foi um avanço. “Cremos que estamos bastante encaminhados para poder realizar negócios. Nos interessa bastante desenvolver e incorporarmos um pouco mais ao norte de Brasil e poder atender a outros departamentos como a Amazonas e Rondônia”.


Os representantes da empresa devem permanecer na capital acreana para visitar a ZPE e avançar nas negociações sobre a instalação da unidade.


Com informações da Agência de Notícias do Acre.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias 32s4

Ministro da Agricultura anuncia que foco de gripe aviária está contido 4e443h

27/05/2025

Vídeo do Parque Chico Mendes é selecionado para Mostra Cine Tela Verde 5a832

27/05/2025

Equipe “esquece” agulha na perna de paciente em hospital do Acre 5q251z

27/05/2025

Inscrições para bolsas integrais do Mais Médicos no Pará vão até 6 de junho y1z6n

27/05/2025

Ufac abre 227 bolsas para iniciação científica e tecnológica 2x2760

27/05/2025

Reforma do calçadão da Benjamin Constant deve ser entregue em outubro 2g1a4j

27/05/2025