Menu

PF prende delegado, policiais e vereadora por sequestro e tortura ligados à mineração ilegal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (22) a Operação Jeremias 22:17 e prendeu sete pessoas, entre elas um delegado da Polícia Civil do Amazonas, uma vereadora de Roraima, empresários e policiais civis e militares. Eles são investigados por participação no sequestro e tortura de um homem em Caracaraí (RR), em uma ação ligada à extração ilegal de cassiterita na Terra Indígena Yanomami.


Segundo a PF, o grupo formava uma organização criminosa que atuava escoltando ilegalmente cargas de minério extraído da área indígena, além de prestar serviços clandestinos de segurança e investigar paralelamente roubos de carga, sem vínculo com o Estado.


O crime ocorreu em fevereiro de 2023. A vítima foi abordada enquanto trabalhava, algemada, ameaçada e submetida a agressões físicas, incluindo choques elétricos, segundo a Polícia Militar de Roraima.

Publicidade


Entre os presos estão:


• Adriano Félix Claudino da Silva – delegado da Polícia Civil do Amazonas


• Álvaro Tibúrcio Steinhe – policial civil do Amazonas


• Edmilton Freire dos Santos – policial civil do Amazonas


• Jan Elber Dantas Ferreira – policial militar de Roraima


• Adriana Souza dos Santos – vereadora de Caracaraí (RR) e escrivã da Polícia Civil


• Lidivan Santos dos Reis – empresário do setor automotivo, investigado também por tráfico de drogas


• Matheus Possebon – empresário do ramo artístico e musical


Ao todo, a operação cumpriu sete mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão nos estados de Roraima, Amazonas, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. As ordens judiciais foram expedidas com base nas investigações conduzidas pela PF com apoio do Ministério Público de Roraima, por meio da Promotoria de Justiça de Caracaraí.


Ainda de acordo com as investigações, a tortura teria sido uma tentativa de extrair informações da vítima sobre o paradeiro de uma carga de cassiterita supostamente roubada. Policiais de Roraima teriam auxiliado os agentes do Amazonas na ação.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.noticiasdoacre.com.

* Campo requerido
plugins WordPress