Categorias: Notícias

Governo do Acre anula etapa de licitação do Viaduto da Corrente após decisão do TCU 1c4w1a

Por
Da redação ac24horas

O Governo do Acre anunciou nesta sexta-feira, 23, a anulação de uma etapa do processo licitatório para a construção do Viaduto da Corrente, em Rio Branco (AC). A medida foi adotada após recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e parecer técnico da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que identificaram falhas na fundamentação da análise de um recurso istrativo interposto durante a licitação.


O certame, cujo objeto é a implantação e qualificação viária do o ao Viaduto da Corrente, em Rio Branco (AC), envolve recursos na ordem de R$ 35,3 milhões, dos quais R$ 24,8 milhões são de origem federal.


Por meio de nota oficial assinada pela presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sula Ximenes, o governo informou que a decisão segue o princípio da autotutela, que permite à istração pública revisar seus próprios atos. “Verificou-se que a apreciação do recurso istrativo interposto na licitação do Viaduto da Corrente não foi adequadamente fundamentada”, diz o comunicado.


Com isso, o Deracre determinou o retorno do processo à fase de análise dos recursos istrativos, com o compromisso de garantir uma ampla revisão técnica e jurídica da matéria. Durante o novo exame, os efeitos da habilitação do Consórcio Monte Carlo, um dos participantes da disputa, permanecem suspensos.


A presidente do Deracre reafirmou o compromisso do governo estadual com a legalidade, a isonomia entre os licitantes e a transparência do processo. Todos os documentos relacionados ao certame seguem disponíveis nos canais oficiais para consulta pública.


“Em respeito ao princípio da autotutela (que garante à istração Pública rever e, se necessário, modificar ou anular seus próprios atos), o Deracre anulará esse ato específico e fará o processo voltar à fase de análise dos recursos, garantindo ampla revisão técnica e jurídica”, ressaltou.


Veja a nota na íntegra: 

O governo do Estado do Acre, por meio Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), informa que, em cumprimento à decisão cautelar do Tribunal de Contas da União (TCU) e, após análise conjunta com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), verificou-se que a apreciação do recurso istrativo interposto na licitação do Viaduto da Corrente não foi adequadamente fundamentada.


Em respeito ao princípio da autotutela (que garante à istração Pública rever e, se necessário, modificar ou anular seus próprios atos), o Deracre anulará esse ato específico e fará o processo voltar à fase de análise dos recursos, garantindo ampla revisão técnica e jurídica.


Durante a reanálise, todos os efeitos da habilitação do Consórcio Monte Carlo permanecem suspensos.


Reafirmamos nosso compromisso com a legalidade, a isonomia entre licitantes e a transparência de cada etapa do procedimento, mantendo disponíveis, nos canais oficiais, todos os documentos para consulta pública.


Sula Ximenes


Presidente do Deracre


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias 32s4

Juíza impede Trump de revogar matrículas de estrangeiros em Harvard 295954

23/05/2025

Mais cinco municípios do Amazonas entram em situação de emergência 2983z

23/05/2025

Carla Zambelli recorre para derrubar condenação a 10 anos de prisão 2u21

23/05/2025

Carol pede eliminação de Dhomini após ataque no Power Couple: ‘Escroto’ 54g68

23/05/2025

Iteracre articula com Judiciário avanço na entrega de títulos em Rio Branco 6y3648

23/05/2025

Primeira friagem do ano deve atingir o Acre na próxima semana 5d85u

23/05/2025