Durante a sessão desta quarta-feira (21), o vereador Zé Lopes (Republicanos) defendeu publicamente uma mudança no Regimento Interno da Câmara Municipal de Rio Branco, com o objetivo de combater a constante falta de quórum nas sessões legislativas.
O parlamentar criticou o número recorrente de ausências não justificadas e afirmou que a prática prejudica os trabalhos da Casa e a população que aguarda por votações importantes.
“Toda semana a gente a pelo constrangimento da sessão ser suspensa por falta de quórum. Eu vim da iniciativa privada, entrei na política com 43 anos. Se você não trabalha e não apresenta atestado ou justificativa legal, tem o dia descontado. É assim que deve ser aqui também”, disparou Lopes.
Zé Lopes sugeriu que o presidente da Câmara, vereador Joabe Lira, leve adiante a proposta de alteração no regimento, para que faltas não justificadas resultem em desconto no salário dos vereadores. Ele lembrou que o regimento já prevê consequências em caso de faltas excessivas, mas argumenta que a medida precisa ser efetivamente aplicada.
“O regimento já diz que, com menos de 70% de frequência, o vereador corre risco de perder o mandato. Dei essa sugestão ao presidente, outros vereadores também deram. Agora cabe a ele levar isso adiante, porque a população é quem está sendo prejudicada”, afirmou.
Ao encerrar sua fala, o vereador reforçou seu posicionamento favorável à mudança no regimento e defendeu mais rigor na fiscalização da presença dos parlamentares. “Quem não vem trabalhar e não justificar, não deve receber. Simples assim”, concluiu Zé Lopes.