O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio do Campus Rio Branco Baixada do Sol, lançou nesta segunda-feira, 19, o edital do processo seletivo para o curso de pós-graduação lato sensu em agricultura familiar.
A especialização é gratuita, presencial e voltada para profissionais graduados em áreas relacionadas aos recursos naturais e ciências agrárias. O curso será realizado no próprio campus, localizado na região da Transacreana.
Ao todo, serão ofertadas 30 vagas, sendo 21 para ampla concorrência, 2 para pessoas com deficiência e 7 destinadas a ações afirmativas, incluindo candidatos autodeclarados negros, indígenas e quilombolas. As aulas serão ministradas em módulos, sempre às quintas, sextas e sábados, nos turnos da manhã e da tarde, com duas disciplinas por módulo. A carga horária total é de 360 horas, com exigência de frequência mínima de 75% e média mínima de 7, além da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As inscrições são exclusivamente por e-mail, enviadas para [email protected], conforme cronograma do edital. Os interessados devem enviar toda a documentação exigida em um único arquivo PDF, incluindo o formulário de inscrição preenchido e assinado, currículo atualizado, comprovante de graduação, ficha de pontuação e documentos comprobatórios.
O processo seletivo será realizado em etapa única, por meio da análise curricular, com caráter eliminatório e classificatório. Para ser aprovado, o candidato deve obter nota mínima de 50 pontos. Em caso de empate, serão considerados como critérios de desempate a maior experiência na área da agricultura familiar, maior idade e tempo de graduação.
A seleção também contempla o procedimento de heteroidentificação para os candidatos autodeclarados pretos e pardos, conforme as normas institucionais. Candidatos indígenas e quilombolas também deverão apresentar documentação específica para confirmação da autodeclaração.
20250519153218