Categorias: ParáRegião Norte

Câmara de Belém aprova projeto que permite venda de “naming rights” em espaços públicos 4b15j

Por
Terezinha Moreira

A Câmara Municipal de Belém aprovou, em primeiro turno, nesta quarta-feira (14), o projeto de lei do prefeito Igor Normando (MDB) que autoriza a prefeitura a firmar contratos com a iniciativa privada para a exploração de “naming rights” em bens públicos. A proposta permite que empresas associem seus nomes a espaços como praças, parques e centros esportivos, em troca de investimentos ou contrapartidas financeiras. 3e2o6r


O modelo já é adotado em outras cidades brasileiras, especialmente em estádios de futebol — como o Morumbi, em São Paulo, que atualmente leva o nome comercial “Morumbis”. Em Belém, locais emblemáticos como o Bosque Rodrigues Alves ou o Portal da Amazônia podem receber nomes de marcas, caso o projeto seja aprovado em definitivo e sancionado.


Para isso, o texto ainda precisa ar por um segundo turno de votação na Câmara antes de seguir para a sanção do Executivo. A medida tem gerado debate sobre o equilíbrio entre a geração de receita para manutenção de espaços públicos e a preservação da identidade cultural da cidade.


Experiências semelhantes já causaram polêmica em outras capitais. Em São Paulo, por exemplo, a tentativa de renomear o Largo da Batata para “Largo da Batata Ruffles”, em 2023, chegou a ser suspensa por decisão judicial após críticas do Ministério Público. Posteriormente, a liminar foi derrubada, mas a prefeitura e a empresa desistiram da proposta.


Em Belém, o projeto segue o mesmo caminho, com a promessa de atrair recursos para o município, mas também sob o olhar atento da população e de órgãos de controle.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira

Últimas Notícias 32s4

Polícia Militar encerra torneio de futsal que oferecia maconha como prêmio em Manaus 1xs3g

16/05/2025

Prefeitura de Manaus anuncia concurso com 1,5 mil vagas para a Secretaria de Educação 6l4c3f

16/05/2025

PF prende caciques por facilitar garimpo ilegal em terra indígena entre Rondônia e Mato Grosso 5p6n4s

16/05/2025

Eduardo Bolsonaro: “Só volto para Brasil quando Moraes for sancionado” 5o4j5r

16/05/2025

INSS: entidades liberadas sob Bolsonaro receberam R$ 2,1 bi; sob Lula, R$ 235 mi 1lf3h

16/05/2025

Afastado da CBF, Ednaldo perde apoio de 19 das 27 federações: “Virar a página” 2n1yv

16/05/2025