Categorias: Notícias

Governo acionará Flávio Bolsonaro criminalmente por associar Lula ao PCC g7230

Por
Metropoles

O governo processará Flávio Bolsonaro (PL) na esfera criminal após o senador associar Lula ao PCC, ao Comando Vermelho e aos chefes dessas facções, Marcola e Fernandinho-Beira Mar. A informação foi revelada à coluna pelo ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias. 5x2o4i


“Adotaremos as medidas necessárias para que o caso seja levado à esfera criminal”, afirmou Jorge Messias. Segundo o ministro, a AGU está tomando providências para encaminhar a denúncia às autoridades competentes.


Em publicação numa rede social, Flávio Bolsonaro compartilhou uma foto de Lula tirada na época em que o presidente foi detido pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) durante o regime militar. Ao lado de Lula, a montagem traz imagens de Marcos Herbas Camacho, o Marcola, e de Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Na legenda, a inscrição: “CV, PCC e PT: as 3 facções mais perigosas do Brasil”.


Segundo integrantes do governo, a postagem atinge a honra pessoal do presidente da República e configura possível ilícito penal nos termos da legislação que rege a defesa da dignidade do cargo. A representação contra Flávio Bolsonaro deverá ser enviada pela AGU à Procuradoria-Geral da República.


Nesta semana, bolsonaristas criticaram o governo Lula por vetar que facções como PCC e Comando Vermelho sejam classificadas como “terroristas”, como pretendia o governo de Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos planejava deportar para a prisão do Cecot, em El Salvador, traficantes do PCC e do CV presos em solo norte-americano.


Essa unidade prisional é destinada exclusivamente a terroristas. O Planalto justificou que classificar o PCC e o CV como “terroristas” não se adequaria ao sistema legal brasileiro.


Esta não é a primeira vez que parlamentares da oposição associam o governo Lula ao crime organizado. Em 2023, Flávio Bolsonaro e aliados sugeriram que o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, teria ligações com o tráfico de drogas no Complexo da Maré, dominado pelo CV, no Rio de Janeiro. A acusação se baseou em uma visita oficial de Dino à comunidade para o lançamento de programas do governo.


Compartilhe
Por
Metropoles

Últimas Notícias 32s4

INSS: 3º pedido de impeachment de Lula é protocolado na Câmara 4w734g

09/05/2025

Papa Leão XIV diz que Igreja deve continuar “esforço missionário” 6ua5h

09/05/2025

CNU 2: saiba quais são os órgãos federais participantes da nova edição 394s1u

09/05/2025

Sena Madureira amplia perímetro urbano e prevê atualização do plano diretor 3nv2m

09/05/2025

Tarauacá terá abastecimento de água suspenso na próxima terça-feira para manutenção da ETA 6r5x49

09/05/2025

Nova onda polar chega ao Acre neste sábado com previsão de chuvas fortes 3v4r5j

09/05/2025