Relatório destaca grave violação de direitos humanos na bacia do Rio Formoso, no Tocantins 5q4a6o

Por
Terezinha Moreira

Um relatório nacional sobre violações de direitos humanos no Brasil aponta um caso emblemático envolvendo populações indígenas e comunidades rurais na região da bacia do rio Formoso, no Tocantins. O documento, que reúne denúncias e recomendações, traça um panorama da situação em todo o país e destaca seis episódios atuais de graves violações, incluindo o impacto da expansão da monocultura irrigada na região tocantinense. 1e4z5h


De acordo com o relatório, entre julho e agosto de 2024, foram autorizados 136 bilhões de litros de captação de água na bacia do Formoso — volume que seria suficiente para abastecer a capital Palmas por quase oito anos. Apesar de uma sentença judicial emitida em 2023 que determina o uso sustentável dos recursos hídricos, o documento aponta que as regras vêm sendo desrespeitadas. Alguns produtores do agronegócio teriam excedido em até 2 milhões de metros cúbicos a quantidade de água permitida durante os meses de estiagem do ano ado.


O relatório denuncia a omissão do Governo do Tocantins, especialmente da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), no cumprimento do dever de fiscalização. Também há críticas ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, acusado de apresentar desequilíbrios na participação social e conflitos de interesse entre seus membros.


Entre os direitos violados identificados pelo relatório estão: o direito à água, à saúde, à alimentação saudável e à segurança alimentar, o direito à consulta livre, prévia e informada, além dos direitos à cultura, à demarcação de terras, à segurança e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira

Últimas Notícias 32s4

Paulinho da Força e Afonso Fernandes lideram grande filiação do Solidariedade no Acre 1z5w39

15/05/2025

Sul-Americana: Corinthians bate Racing e sobe na tabela 5a221o

15/05/2025

Ryan sai da cadeia em Dona de Mim? Advogado revela condições para soltá-lo 71634o

15/05/2025

Prefeitura de Mâncio Lima e Tribunal de Justiça debatem sobre precatórios 4j2135

15/05/2025

Palmeiras vence e garante melhor campanha da Libertadores 3s2f4f

15/05/2025

Preço de agem intermunicipal de ônibus no Acre terá aumento a partir desta sexta-feira 2qn3x

15/05/2025