Categorias: Acre

1º dia de julgamento do caso Nayara encerra com divergência entre versões 1e1l45

Por
Saimo Martins

O promotor de Justiça Efraim Mendoza, do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), avaliou como positivo o primeiro dia de audiência de instrução e julgamento do caso que apura a morte da cantora Nayara Vilela. A sessão ocorreu nesta quinta-feira, 8, no Fórum Criminal de Rio Branco.


Segundo Mendoza, as testemunhas de acusação ouvidas até o momento confirmaram pontos fundamentais da denúncia apresentada pelo MPAC. “As testemunhas estão confirmando os principais elementos que o Ministério Público buscava, como o tipo de tratamento que a vítima era submetida, interrompido por influência do acusado”, declarou.


O promotor destacou que o acusado teria adotado um comportamento misógino e machista, utilizando adjetivos pejorativos com o objetivo de diminuir a vítima. Ele também mencionou que, de acordo com três depoimentos, as armas do acusado eram deixadas em locais íveis à vítima, inclusive municiadas e sem trava de segurança.


Mendoza afirmou ainda que as declarações prestadas pelo acusado durante a fase policial reforçam a acusação, mesmo que haja eventual tentativa de mudança da versão dos fatos durante a audiência. “Por mais que amanhã ele venha a negar aquilo que confessou extrajudicialmente, esse interrogatório tem valor”, pontuou.


Sobre os próximos os do processo, o promotor demonstrou otimismo em relação à pronúncia do acusado. “Estamos confiantes de que ele será pronunciado com base nos elementos apresentados. Caso isso não ocorra, o Ministério Público irá recorrer. Se for pronunciado, a defesa também deverá recorrer, e, após o trânsito em julgado, o caso seguirá para julgamento pelo Tribunal do Júri, que é o nosso objetivo final”, explicou.


Em relação à possível pena, Mendoza destacou que a legislação prevê reclusão entre 12 e 30 anos para crimes de feminicídio. “Estamos buscando uma pena justa. Sabemos que ainda há um longo caminho, é um processo difícil, mas seguimos firmes na luta por justiça”, concluiu.


Compartilhe
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias 32s4

Mãe de garoto que morreu de sepse culpa hospital pela morte do filho 67203v

19/05/2025

Em meio a articulações de bastidores, Alan Rick participa de festa na sede do MDB 6w4a6j

19/05/2025

Acreano de 13 anos conquista 1º lugar em competição de jiu-jitsu no MT 365ri

19/05/2025

Comitê Global dos Povos Indígenas abre evento internacional sobre clima no Acre dg5o

19/05/2025

Ifac abre inscrições para pós-graduação em agricultura familiar 5h3654

19/05/2025

Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias 436z5o

19/05/2025