Categorias: Política

“O Brasil precisa de um plano à altura dos seus desafios”, diz Socorro Neri sobre construção do PNE 6z5n4o

Por
Da redação ac24horas

A deputada federal acreana Socorro Neri, segunda vice-presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE), reafirmou seu compromisso com a construção de um plano educacional robusto e democrático durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (6) no Salão Verde da Câmara dos Deputados.


Ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e da presidente da comissão, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), Neri enfatizou a importância de um debate plural e técnico na elaboração do novo PNE, que estabelecerá metas educacionais para o período de 2024 a 2034.


“Nosso compromisso é com um plano que reflita as reais necessidades da educação brasileira, construído com base no diálogo e na responsabilidade social”, afirmou a parlamentar.


O novo PNE, proposto pelo Poder Executivo, prevê 18 metas abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior, incluindo alfabetização, educação integral, diversidade, inclusão e valorização dos profissionais da educação. A proposta foi elaborada com contribuições da sociedade civil, estados, municípios e conselhos de educação, além das sugestões da Conferência Nacional de Educação realizada em janeiro.


Paralelamente, a Câmara também avança na discussão do Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/19, que institui o Sistema Nacional de Educação (SNE). O SNE visa articular e harmonizar as políticas educacionais entre União, estados e municípios, promovendo uma governança colaborativa e eficiente no setor. O deputado Rafael Brito (MDB-AL) foi designado relator da proposta, que já foi aprovada pelo Senado.


Durante a coletiva, o presidente da Câmara, Hugo Motta, destacou a necessidade de imparcialidade no relatório do novo PNE e alertou contra a politização do tema. “Não há como pensar em um país mais justo socialmente e igualitário se não investirmos em educação”, afirmou Motta. “Só fiz um apelo: que não permitamos a polarização política dentro dessa comissão especial. Não existe educação de direita nem de esquerda”, completou.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias 32s4

Parte do público da Marcha Para Jesus em Rio Branco prefere ir direto para o show 5n3xh

10/05/2025

Gladson e Mailza participam da Marcha para Jesus e destacam papel das igrejas 3f1o1p

10/05/2025

Marcha Para Jesus descarta oração para o Papa: “quem quiser orar fique a vontade” 1k6di

10/05/2025

Comunhão e fé marcam encontro de ministros de louvor na Marcha Para Jesus 1t321x

10/05/2025

Fechamento de rua para realização de Marcha Para Jesus causa engarrafamento 13512v

10/05/2025

Alan Rick recebe homenagem no INESFA e destaca compromisso com reciclagem e economia circular 3c626z

10/05/2025