Categorias: Nacional

Papa Francisco: Vaticano divulga fotos do fechamento do caixão do pontífice 582v63

Por
CNN Brasil

O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (25) fotos do fechamento do caixão do papa Francisco. Veja acima.


O caixão do pontífice foi fechado nesta sexta-feira, em uma cerimônia privada na Basílica de São Pedro, no Vaticano, após o velório de Francisco.


Segundo a tradição, ele será sepultado junto de moedas, medalhas e a ata da cerimônia. Algumas orações foram feitas em latim, junto de cânticos e leituras de agens bíblicas.


O arcebispo Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, estava previsto para comandar o ato, iniciando com a leitura em latim de uma ata cuja cópia será assinada pelos clérigos presentes.


Em seguida, Ravelli deveria estender um véu de seda branca sobre o rosto de Francisco e o benzerá com água benta.


O arcebispo colocará as moedas e medalhas cunhadas durante o pontificado no caixão, assim como a ata contendo o selo do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.


Na sequência, o caixão de zinco receberá a tampa onde estão a cruz, o brasão do papa e a placa com o nome do pontífice. Nela também estarão registrados seu tempo de vida e de papado.


O caixão de zinco então será soldado e receberá os selos do camerlengo, da Prefeitura da Casa Pontifícia, do Ofício das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e do Capítulo Vaticano.


Após isso, o caixão de madeira também deve ser fechado, na tampa estará a cruz e o brasão de Francisco.


O ato de selar o caixão também marcará o fim do velório na Basílica de São Pedro, onde milhares de pessoas prestam homenagens ao líder da Igreja Católica.


Papa pediu túmulo simples em testamento


No testamento do papa Francisco, assinado em 29 de julho de 2022, o pontífice buscou reforçar sua vontade quanto a seu sepultamento.


Ele expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.


Por fim, Francisco deixou a mensagem de que ofereceu “ao Senhor o sofrimento que se fez presente na última parte da minha vida pela paz mundial e pela fraternidade entre os povos”.


“Sempre confiei minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Santa Maria. Portanto, peço que meus restos mortais descansem aguardando o dia da ressurreição na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore”, diz o documento.


Funeral


No sábado (26), com o caixão fechado, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, iniciará o funeral celebrando a Missa das Exéquias (cerimônia para os católicos falecidos), a partir das 5h (horário de Brasília), 10h (horário local), na Praça de São Pedro.


Os funerais papais anteriores também foram realizados ao ar livre, com milhares de pessoas acompanhando a cerimônia em frente à Basílica.


Este será o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao papa, na Praça de São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro, a principal do Vaticano.


Compartilhe
Por
CNN Brasil

Últimas Notícias 32s4

Sine inicia a semana com 133 vagas de emprego disponíveis nesta quarta no Acre kn19

14/05/2025

Quarta-feira de sol com possibilidade de chuvas isoladas no Acre 133v16

14/05/2025

Fórum reunirá ministro das Cidades, presidente da Caixa e governadores do Norte e Nordeste 2q3n1d

14/05/2025

Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Amapá 1622u

14/05/2025

Auditores da Receita retomam greve e paralisam fiscalização de cargas não perecíveis 135u2e

14/05/2025

PF cumpre mandados no Tocantins em operação contra fraude de contas do Gov.br 695124

14/05/2025