Categorias: Cotidiano

Mulheres que inspiram: a jornada de Gina Valente e o crescimento do empreendedorismo feminino no Acre 5y516k

Por
Da redação ac24horas

Uma pesquisa do DataSebrae, com dados atualizados do quarto trimestre de 2024, revela que as mulheres representam 42% (10,4 milhões) dos empregadores ou trabalhadores por conta própria (formais e informais) brasileiros, um recorde inédito nos últimos 10 anos. No Acre, o percentual de mulheres à frente de negócios em 2024 cresceu em relação aos últimos dois anos, chegando a 21.350 (25,1%) dos donos de negócios.


Gina Valente (@ginavalentetrainer), empreendedora acreana, é CEO da Univitta, clínica especializada em gestão de serviços de atendimento médico e perícia técnica relacionados à segurança do trabalho. Ela conta que foi graças ao seu ambiente familiar que aprendeu a importância dos negócios. “Cresci observando o exemplo da minha mãe, uma costureira autônoma, e do meu pai, mecânico na Eletronorte, o que me mostrou que o empreendedorismo não era apenas uma escolha, mas uma forma de vida. Esse ambiente despertou em mim a criatividade e a paixão por construir algo significativo”, explica Gina.


Foto: Reprodução

Ela iniciou sua trajetória como vendedora, atuando como sacoleira e comercializando órios e moda fitness. Depois de concluir um curso em istração de Empresas, investir em capacitações e em um MBA, ela istrou sua empresa de gestão e medicina do trabalho – a Univitta.


“A Univitta é uma empresa que integra saúde e gestão, oferecendo atendimentos médicos para pacientes que necessitam de exames, mas ainda não aram por consulta. Além disso, agrego minha experiência como líder e mentora ao serviço de gestão e treinamentos no desenvolvimento humano, proporcionando um atendimento mais completo e qualificado”, afirma ela.


Gina assumiu, em 2022, a liderança do Laboratório Dr. Luiz Augusto Batista, empresa com mais de 50 anos de história. A empreendedora dedica seu trabalho ao comprometimento com a saúde e autocuidado, afirmando que empreender é um ato de coragem. “Meu objetivo era duplo: honrar o legado de amor pelas análises clínicas, construído ao longo de décadas, e, ao mesmo tempo, trazer inovação e uma nova gestão. Cuidar de uma equipe e da saúde de tantas pessoas nesse processo foi transformador e desafiador”, comenta.


Apoio do Sebrae


Ao longo de sua caminhada, Gina contou com o apoio do Sebrae ao participar de palestras, eventos e capacitações que foram fundamentais para o desenvolvimento de seu negócio. O Programa Agente Local de Inovação (ALI), que fornece orientações com profissionais especializados e acompanhamento personalizado, foi uma das iniciativas que marcaram sua trajetória empreendedora.


“Estava em busca de uma melhora na área comercial quando participei do programa há uns dois anos, e foi uma experiência positiva e ível. Acredito que os projetos do Sebrae, principalmente os voltados para o fortalecimento do empreendedorismo feminino, são fundamentais e estratégicos para promover a igualdade de oportunidades e fomentar o crescimento econômico no Brasil”, destaca Gina.


A empresária também ressalta os desafios que muitas mulheres enfrentam no mundo dos negócios, como a conciliação entre múltiplos papéis, o preconceito de gênero e a síndrome da impostora, que frequentemente coloca em dúvida a capacidade da mulher de liderar e inovar. Segundo ela, essas experiências, apesar de difíceis, também as preparam para enfrentar desafios ainda maiores com criatividade e determinação.


Entre os obstáculos, ela destaca um episódio pessoal que quase paralisou seus planos: um acidente doméstico com óleo quente, que a forçou a ficar em casa por um longo período. “Esse momento me ensinou a importância de planejar, de cuidar de mim e, principalmente, de saber liderar mesmo em situações adversas”, revela.


Para as empreendedoras que têm receio de dar o primeiro o, Gina Valente aconselha que comecem – mesmo que de forma pequena – e busquem capacitação. “As mulheres serão protagonistas no desenvolvimento de soluções criativas e disruptivas, usando suas habilidades naturais de empatia e comunicação em um mercado cada vez mais focado em serviços humanizados. Meu conselho para todas é que confiem em seu potencial. Busquem conhecimento, conectem-se com outras mulheres empreendedoras e lembrem-se de que vocês não estão sozinhas”, finaliza.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas

Últimas Notícias 32s4

Senador Guiomard celebra aniversário com grande festa popular e presença de autoridades c2x4e

14/05/2025

Criança faz cirugia de emergência após engolir presilha de cabelo no Acre 503c4x

14/05/2025

“Se a gente perder essa rota, já era”, diz Afonso sobre Acre ser novo corredor de exportação 4867

14/05/2025

Alan Rick visita Embaixada do Japão e propõe cooperação técnica e parceria em mitigação de desastres naturais 5l2z50

14/05/2025

Inauguração de casas populares é suspensa por risco de desabamento de encosta 683q67

14/05/2025

Em Assis Brasil, Bocalom garante solução para resíduos sólidos 12s2i

14/05/2025