Categorias: JuruáNotícias

Balsa desce rio Juruá desgovernada com carros e pessoas em cima 4wpj

Por
Sandra Assunção

Na noite desta sexta-feira, 28, a balsa que faz a travessia de veículos entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, teve problemas no motor e desceu rio abaixo desgovernada. Com crianças, idosos e adultos, além de carros e motos em cima, em vários momentos a balsa bateu no barranco e quase acertou uma embarcação. 4gu4a


Houve desespero e nos vídeos gravados por pessoas que estavam no equipamento é possível ouvir gritos. Em um dos vídeos a balsa desgovernada é filmada batendo em um barranco e em árvores às margens do Juruá. Em outro vídeo, a enorme embarcação quase bate em um barco. Um homem avisa para recolherem o motor de rabeta e cita “ o fino “ que a balsa tirou da embarcação menor.


Um batelão que ava pelo local tentou fazer o resgate da balsa com cordas, mas a força do motor não foi suficiente. O homem que grava as cenas descreve a ação como “um resgate cinematográfico“.


“Resgate cinematográfico aqui de um batelão de recreio que seguia para Porto Walter. Um recreio resgatando aqui a balsa do governo do Estado. Que vergonha. A balsa velha aqui que serve a população de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima. Estamos aqui a mais de dois quilômetros do Porto do Rodrigues Alves, baixando aqui no Rio nessa balsa cheia de carro, mulheres, homens, crianças, chuva. É um descaso aqui com a população dessa região. Onde é que isso vai parar? Que barbaridade!”, denuncia ele.


O morador de Rodrigues Alves e coordenador do Movimento Pró Ponte, Ralph Fernandes, contou que a balsa estava atravessando de uma margem para outra do rio Juruá e o motor parou.


“O motor deu problema, parou e ela baixou e bem abaixo se tacou no barranco, nas margens do rio. Nesse momento estava ando um batelão, tipo recreio, parou para tentar socorrer, mas eles tiveram que seguir viagem porque não conseguiram e de repente ia comprometer a embarcação deles porque a balsa de grande porte é muito pesada. E aí o motor funcionou, andou um pouco, mas parou novamente. Agora uma balsinha está tentando levar a balsa de grande porte para ancorar em uma das margens do rio, já que ela estava desgovernada. E nesse exato momento, a balsa ainda se encontra nessa situação cheia de ageiros. Vamos chamar o Corpo de Bombeiros, alguém poder trazer essa balsa para uma das margens para o nosso pessoal poder seguir viagem e chegar em casa “, contou ele ao Ac24horas já nos primeiros minutos de sábado, 1 de março.


A balsa é de uma empresa de Cruzeiro do Sul, alugada para o governo do Estado, que garante a travessia gratuita de veículos e ageiros 24 horas. Ela atravessa sobre o rio Juruá diariamente milhares de estudantes, trabalhadores e as viaturas como do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


VEJA O VÍDEO:


Compartilhe
Por
Sandra Assunção

Últimas Notícias 32s4

Parque Nacional da Serra do Divisor teve apenas 2.995 visitantes em 2024: Acre quer mudar isso 6r2k1r

13/05/2025

Só maus exemplos 3v2n4d

13/05/2025

Vai ter Expoacre? 4b6x46

13/05/2025

Continua na mesma 4e6j6i

13/05/2025

MP instaura procedimento para apurar atuação do MTST na ocupação Marielle Franco, no Acre 3a5d2p

13/05/2025

Conta de luz no Acre pode subir R$ 17 por MWh após vetos à lei das eólicas, diz levantamento 6h6c6v

13/05/2025