Categorias: Acre

TRE inicia processo de geração de mídias para mais de 2 mil urnas no Acre 1p1sm

Por
Saimo Martins

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) iniciou nesta terça-feira, 17, a cerimônia pública de geração das mídias que serão usadas na preparação das 2.118 urnas eletrônicas para as Eleições Municipais de 2024. k3b71


De acordo com o TRE, esse processo grava, em mídias de carga, os sistemas e programas oficiais das urnas, além de dados essenciais para a votação, como informações sobre eleitores, seções e candidatos. Essas mídias serão inseridas nas urnas distribuídas nas seções eleitorais do estado.



O desembargador Júnior Alberto, presidente do TRE-AC, explicou que o procedimento garante que as urnas estejam preparadas com os nomes dos candidatos a prefeito e vereador que tiveram seus registros deferidos. “Com essa geração de mídias, as urnas serão alimentadas com os dados necessários para que os eleitores possam votar no dia 6 de outubro. São mais de dois mil candidatos, entre cargos majoritários e proporcionais”, afirmou.


A cerimônia, que é pública, poderá se estender até o dia 24 de setembro, mas poderá ser finalizada antes, caso todas as mídias sejam geradas antecipadamente. Após essa fase, entre os dias 25 e 29 de setembro, ocorrerá outra cerimônia pública em todas as zonas eleitorais do estado para a preparação das urnas. “Esse processo se prolongará por pelo menos mais 15 dias, e a etapa seguinte será a distribuição das urnas para todos os municípios, o que ocorre mais próximo das eleições. As urnas serão mantidas em local seguro até o dia 6 de outubro, quando serão utilizadas na votação. Estão previstas mais de 2 mil urnas para todo o estado, sendo aproximadamente 883 destinadas a Rio Branco”, afirmou.



O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-AC, Francisco Vital, destacou a importância dessa etapa para o processo eleitoral. “As mídias geradas serão levadas para as urnas em cerimônia posterior, transformando-as nas seções eleitorais prontas para a votação”, explicou.


Em caso de segundo turno na capital, uma nova geração de mídias será realizada. O TRE-AC garantiu que continuará com a ampla divulgação do processo, assegurando a transparência com o acompanhamento de entidades fiscalizadoras, imprensa e sociedade.



A cerimônia de geração de mídias inclui três formatos: mídia de carga, que contém informações necessárias para a preparação das urnas; mídia de votação, usada para armazenar os votos durante a eleição; e mídia de resultado de votação, preparada para gravar os resultados das seções eleitorais.


Compartilhe
Por
Saimo Martins

Últimas Notícias 32s4

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio 4t5t4m

09/05/2025

Governo do Acre convoca nova lista de aprovados em seletivo para educação 102la

09/05/2025

Emurb divulga lista de inscritos no processo seletivo simplificado 4he6n

09/05/2025

Rio Branco publica lista dos aprovados em concursos para posse 6qh2y

09/05/2025

Acreano Sub-20: Náuas goleia Independência; Assemurb e Rio Branco jogam hoje (9) 12315d

09/05/2025

INSS anuncia devolução de R$ 292 milhões para aposentados entre maio e junho d6k3d

09/05/2025