Emoção marca entrega do Diploma Bertha Lutz pela senadora Mailza Gomes a mulheres acreanas 4r456t

Por
Roberto Vaz

A senadora Mailza Gomes entregou diploma para a ex-governadora Iolanda Lima Fleming e para a filha da ex-senador Laélia Alcântra, Noélia de Alcântara 555a4c


A entrega do Diploma Bertha Lutz pelo Senado Federal na manhã de hoje (26) as acreanas Iolanda Lima Fleming e Laélia Alcântara (in memoriam) foi marcada pela emoção. A solenidade reconhece pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira.



A indicação das políticas acreanas foi da senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) que fez questão de citar individualmente, a história de cada uma das homenageadas. “Laélia foi a primeira senadora negra do país, sua atividade como cidadã mistura-se à luta do povo acreano, e Iolanda a primeira governadora do país ainda continua nos ensinando a importância participação da mulher na política” destacou Mailza.


A primeira a ser homenageada no plenário do Senado foi Iolanda Lima Fleming, primeira mulher a governar um estado brasileiro. Em seu discurso a ex-governadora elogiou o trabalho da senadora Mailza.


“Nos sentimos representados por essa mulher” disse a homenageada. Muito emocionada, Iolanda lembrou do ex-senador Nabor Júnior, de quem foi vice-governadora.


Ao contar sua história como professora de OSPB, disse que todas mulheres do Acre têm histórias de luta, “somos filhas das dificuldades, pessoas humildes, que nasceram na roça, mas destemidas, que buscam o que querem” acrescentou Iolanda.


Noélia de Alcântara destacou que sua mãe estaria com 95 anos se estivesse viva.  Relembrou o fato da mãe ser a primeira senadora negra do país, afirmando que mesmo de origem baiana, Laélia Alcântara tinha o Acre no coração.



“Todo mundo lembra da médica Laélia Alcântara e da senadora também. Eu agradeço a Mailza, que novinha, me lembrou minha mãe. Através das mãos dela é que recebo esse diploma e agradeço a todos” concluiu Noêmia.


Para a senadora Mailza Gomes, as homenagens feitas às mulheres acreanas com um diploma de destaque como o Bertha Lutz, é um momento de fundamental importância no início de sua luta pelo fortalecimento da mulher. “Esse é um momento especial em que todas as mulheres acreanas estão sendo representadas. A minha luta é a luta de cada cidadã e cidadão acreano, pela democracia e a construção de um Brasil mais justo para todos” comentou a senadora.


 


Compartilhe
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias 32s4

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame j635d

23/05/2025

MPAC convoca acadêmicos aprovados em seleção de estágio p2u3b

23/05/2025

Juíza impede Trump de revogar matrículas de estrangeiros em Harvard 295954

23/05/2025

Mais cinco municípios do Amazonas entram em situação de emergência 2983z

23/05/2025

Carla Zambelli recorre para derrubar condenação a 10 anos de prisão 2u21

23/05/2025

Carol pede eliminação de Dhomini após ataque no Power Couple: ‘Escroto’ 54g68

23/05/2025