Menu

TSE retoma julgamento sobre registro do PSD

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O futuro do PSD voltará a ser discutido nesta terça-feira (27) à noite pelos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento do pedido de registro da sigla será retomado com o voto-vista do ministro Marcelo Ribeiro, que suspendeu a votação da última quinta-feira (22) para analisar melhor o caso. A retomada do julgamento ocorre a dez dias do fim do prazo para o PSD obter registro se quiser concorrer nas eleições de 2012.

Um conflito jurídico está dividindo os ministros. A Lei dos Partidos Políticos (9.606/95) estabelece que as certidões de cartórios eleitorais são válidas para  contabilizar as s de apoio para a criação de um partido. No entanto, uma resolução emitida pelo TSE no ano ado considera válidas apenas as s certificadas pelos tribunais regionais eleitorais.


Números apresentados pela relatora Nancy Andrighi mostram que o PSD não teria s suficientes caso fossem aceitos apenas os apoios certificados pelas cortes locais. De acordo com a ministra, seriam 307 mil s para 490 mil exigidas. Por outro lado, ela mostrou que, caso o TSE também considere as certidões expedidas pelos cartórios eleitorais, o número de apoios pula para 514 mil.


A favor da flexibilização da regra estão a própria relatora, que já votou, e o presidente da corte, Ricardo Lewandowski. Ele ainda não votou, mas fez uma defesa aberta da concessão do registro para o PSD. Alegou, inclusive, que a culpa para o atraso na conferência de s foi da própria Justiça Eleitoral, que entrou em greve em diversos pontos do país.

Anúncio


Um posicionamento mais cauteloso da corte foi defendido pelos ministros Marco Aurélio Mello e Marcelo Ribeiro – que ainda não votaram – e pelo ministro Teori Zavascki. Em seu voto, Zavascki pediu que o processo sofresse baixa para os tribunais locais validarem as certidões dos cartórios. Ele ainda pode rever seu posicionamento após o pedido de vista.


Os ministros Arnaldo Versiani e Cármen Lúcia ainda não fizeram qualquer comentário.


Fonte: Agência Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.noticiasdoacre.com.

* Campo requerido
plugins WordPress